Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

O Motivo de Poder Estar a Envelhecer Mais Rápido Que Os Seus Amigos

Cientistas descobrem mais de uma dúzia de factores que podem prever a velocidade com que está a envelhecer.

Tem amigos que são da sua idade mas parecem mais novos (ou mais velhos)? Todos temos. Agora os cientistas afirmam que essa percepção não é apenas sobre a aparência exterior mas também sobre algo mais profundo - o ritmo diferente com que cada um de nós envelhece e a influência que tem na nossa saúde.

Num estudo publicado em "Proceedings Of The National Academy Of Sciences", foi descrito um painel de 18 medidas, testadas em pessoas nos seus 20 e 30 anos de idade, que mostraram a velocidade com que estas envelheciam. Os indicadores espelhavam os efeitos biológicos encontrados nas pessoas mais velhas e provaram ser bons indicadores da idade fisiológica, mas também da idade física ou seja:

Aqueles que envelhecem mais rápido também parecem mais velhos - concluiu-se ao mostrar fotos aleatórias a pessoas imparciais.


Este estudo liderado por Daniel Belsky baseou-se numa abordagem diferente aos estudos feitos sobre o envelhecimento, que na maior parte são feitos a pessoas já mais velhas onde as consequências físicas e biológicas que advêm da idade já estão bem estabelecidas. Aqui a abordagem partiu do principio que essas coisas não acontecem do dia para a noite mas sim num período de décadas, que não é óbvio no dia-a-dia mas notório com o passar de vários anos.

954 pessoas nascidas em 1972-73 na Nova Zelândia concordaram em participar no estudo e foram acompanhadas desde os 26 aos 38 anos de idade. Cada um concordou em ser testado em 18 factores previamente associados ao envelhecimento, como a pressão arterial, colesterol, as funções respiratórias, índice de massa corporal, inflamações ou integridade do DNA.

Baseados nestes resultados os cientistas calcularam a idade biológica de cada participante. Depois voltaram a fazer estes testes quando tinha 32 anos e 38, e calcularam assim o ritmo com que cada pessoa envelhecia.

Concluiu-se que algumas pessoas estavam biologicamente mais velhas do que outras, apesar de terem a mesma idade cronológica. Além disso, ao darem testes cognitivos e de balanço e verificaram que as mudanças eram as mesmas que ocorriam mais tarde na vida.

Apesar de algumas pessoas serem biologicamente mais velhas do que eram realmente, a boa notícia é que também haviam pessoas mais novas que a sua idade cronológica e que envelheciam mais lentamente do que o esperado. Comparar os grupos que envelhecem mais rápido, com os que envelhecem mais lento e deve dar algumas ideias sobre como ter a idade em conta, e, segundo Belsky, a maioria (mais de 80%) dos factores que influenciam o envelhecimento não são genéticos.

Este estudo é importante porque pode ajudar realmente a identificar o que causa o envelhecimento precoce e como é que este pode ser diminuído, assim como avaliar as terapias que abrandam o envelhecimento, se um tratamento anti-aging está ou não a funcionar. 

Belsky diz que o próximo passo é voltar a testar os participantes aos 45 anos, analisar os resultados e posteriormente comparar os hábitos de vida. Uma oportunidade tremenda para ter algumas certezas sobre o que provoca ou não a aceleração do envelhecimento.


O Motivo de Poder Estar a Envelhecer Mais Rápido Que Os Seus Amigos O Motivo de Poder Estar a Envelhecer Mais Rápido Que Os Seus Amigos Reviewed by Unknown on 03:15:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.