Faça Um Gosto Nas Nossas Páginas. Obrigado :)

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Faça você mesmo – Vasos de barro reciclados


Em Portugal a maioria das pessoas tem pelo menos um vaso para plantas no seu lar. Os vasos de barro são bastante acessíveis mas nem sempre combinam com a nossa decoração. Embora este seja um objecto decorativo tradicional nas habitações portuguesas existe a tendência de comprar vasos mais modernos. O preço dos vasos tem aumentando nos últimos anos, principalmente os mais estéticos e coloridos. Por isso, a Reviver decidiu nesta edição apresentar-lhe algumas ideias de como reciclar os seus vasos de barro, deixando-os originais e modernos, poupando algum dinheiro.

Vasos de Barro reciclados com tinta



Esta sem dúvida é a maneira mais simples de reciclar um vaso de barro, dando-lhe uma nova vida. Pode pintá-los com apenas uma cor, com duas ou mais, ou fazer listas e formas geométricas. Para conseguir um bom resultado deve ter atenção aos materiais que vai usar. A Reviver recomenda:

- Tinta (primário): A utilização do primário tem como objectivo permitir o melhor acabamento possível. Se quiser que as cores finais permaneçam e agarrem na perfeição, o uso do primário é essencial.

- Fita crepe adesiva: Esta é a fita usada pelos pintores para isolar as zonas que não querem pintadas. Se está a pensar em pintar o seu vaso de duas cores, fazer desenhos geométricos, então vai ter que usar esta fita. Ela só deve ser colocada em cima de tinta já completamente seca, ou no caso de coloca-la primeiro só deve ser retirada quando a tinta estiver quase seca na totalidade. Não deixe secar demais antes de removê-la, por vezes a tinta acaba por vir atrás deixando as linhas imperfeitas.

- Tinta em Spray: Para pintar vaso de uma ou duas cores. Pintar com tinta de spray é rápido e não requer habilidade. O importante é isolar a zona que vai pintar com jornais e proteger as suas mãos com luvas e se possível utilizar máscara e óculos. Consoante a tinta escolhida, ponte ter que dar mais que duas de mão. Deixe secar bem antes de voltar a dar mais uma mão de tinta. Não se esqueça de manter uma distância de pelo menos 30 cm entre a lata de spray e o objecto.

- Tinta Acrílica e pincel: Para pintar desenhos ou pormenores. Alguns desenhos requerem alguma prática para ficarem perfeitos. Por isso pense bem na prática que tem e na destreza com o pincel. Pode pintar pormenores mais simples. Lembre-se de deixar sempre secar bem a tinta que está na base e só depois começar a pintar com a tinta acrílica.

- Verniz Acrílico: Este é o remate final do seu vaso para conservar a sua pintura, principalmente se os vasos forem colocados no exterior. Para além disso o vaso ganha mais brilho. O verniz não tem que ser sempre aplicado, este é opcional. 

Vasos de Barro forrado com tecido
Os vasos forrados com tecido tornam-se num pormenor delicioso no seu lar. Para além de proporcionar um gigante leque de opções não requer grande técnica. Para além de dar requinte ao seu antigo vaso de barro irá fazer toda a diferença na sua decoração. Para reciclar o seu vaso de barro com tecido irá precisar dos seguintes materiais:
- 1 Vaso de Barro
- Tecido à escolha que cubra na totalidade o vaso.
- Cola branca e pincel
- 1 Tesoura
- Spray impermeabilizante para tecidos


Passo a Passo de como forrar um vaso de barro com tecido

1º Passo – Envolva o vaso com o tecido escolhido para perceber se é suficiente ou até se é demais. Convém que a altura do tecido seja um pouco maior que o vaso para tapar o fundo do mesmo. Se o tecido estiver claramente a mais corte-o antes para que seja mais fácil na altura de colar.

2º Passo: Com o pincel, cobra toda a superfície do vaso com uma boa camada de cola branca.

3º Passo: Agora é hora de começar a colocar o tecido. Agarre numa das pontas e comece a aplicação. Mantenha o tecido bem esticado e liso para não ficar com ar ou relevos.

4º Passo: Quando o tecido tiver dado a volta completa ao vaso, deixe mais uns centímetros de tecido, para uma pequena e fina dobra. Essa irá permitir um melhor acabamento. Quanto ao tecido que ficou no fundo do vaso é altura de cortá-lo. Não corte junto à superfície do vaso, deixa que o tecido tape uns bons centímetros do seu interior. Para não se ver a cor do barro depois.

5º Passo: Depois de estar tudo colado, deixe secar pelo menos umas horas. Só depois aplique o spray impermeabilizante de tecidos. Agite bem a lata e mantenha a uma distância de pelo menos 20 cm entre o vaso e a lata. Pulverize de forma uniforme todo o vaso. E deixe a secar durante 24 horas. Este irá proteger o teu tecido da água quando regas o teu vaso. Mas não te esqueças que mesmo aplicando este spray este vaso é para o interior da casa ou para estar numa zona protegida no exterior.


Outras ideias para reciclar os seus vasos de barro

Vasos de barro forrados com rendas: Para ter os seus vasos de barro forrados com renda é muito simples. Basta limpar a superfície do seu vaso se este não for novo, recortar as suas rendas com o formato que deseja e passar cola em toda a superfície do seu vaso e aplica-las. Depois passe mais uma camada de cola em toda a superfície (incluindo em cima das rendas) e deixe secar durante pelo menos 24 horas. E está pronto para ser utilizado por si.

Vasos de barro com corda: Em edições anteriores já ensinamos a reciclar qualquer tipo de objecto com corda. Basta ver a 19ªedição da RevistaReviver. O processo também é simples mas em vez de cola branca deve usar cola quente e aplicar a corda em círculos. No final pode deixar ficar a cor original ou pintar com a cor que desejar em spray.   

Não tem jeito para pintar use um stencil à sua escolha. Hoje em dia são muito fáceis de comprar ou até pode fazer num cartão um desenho simples e recortar depois. Para aplicar o desenho do stencil no vaso, encoste o stencil (comprado ou feito por si) onde deseja ver aquele desenho e aplique a tinta de forma a cobrir todo o seu stencil. Assim não corre o risco de não passar uma parte do desenho para o seu vaso. Nem todas as pessoas têm jeito para pintar, no entanto são muito poucas as coisas que não têm solução hoje em dia.

Recicle os seus vasos de barro e divirta-se a renovar a sua decoração. Deixe a sua criatividade fluir e desfrute do resultado final. 

Imagens > Pinterest












Faça você mesmo – Vasos de barro reciclados Faça você mesmo – Vasos de barro reciclados Reviewed by Unknown on 06:36:00 Rating: 5

Sem comentários:

REVISTA REVIVER. Com tecnologia do Blogger.